Tosse dos canis

 em Uncategorized

A traqueobronquite infecciosa canina (TIC), também conhecida como #TosseDosCanis, é uma doença de caráter agudo, altamente contagiosa, que acomete particularmente as vias aéreas superiores de cães.

A doença normalmente aparece de forma súbita e tem como principais características clínicas a ocorrência de episódios de tosse associados à dificuldade respiratória (dispneia).
Embora a doença possa acometer os cães o ano todo, essa condição é considerada de caráter sazonal, ocorrendo mais comumente nos meses frios (outono e inverno).

O diagnóstico clínico, realizado pelo médico veterinário é baseado no histórico do paciente. Exames radiográficos podem ser necessários assim como, hemograma e provas bioquímicas são importantes ferramentas auxiliares para que se defina o estado geral do animal. Culturas bacterianas da secreção da aspiração transtraqueal, lavagem traqueal ou broncoalveolar, ou swabs estéreis do epitélio traqueal podem definir os organismos causadores da doença, ou ainda, testes sorológicos e reação em cadeia pela polimerase (PCR) para detecção do(s) agente(s) envolvido(s).

A maioria das infecções é auto-limitante, desaparecendo após 7 a 10 dias do início do quadro clínico, sob o devido tratamento terapêutico. De maneira ideal, todos os animais devem ser vacinados e viver em instalações com condições adequadas de limpeza e ventilação. Cães infectados devem ser isolados para minimizar o acometimento de animais suscetíveis.

Consulte teu Médico Veterinário 🐶👨🏽‍⚕️🧑🏻‍⚕️

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Open chat
Fale Conosco!
Powered by